AÇÕES ESTRATÉGICAS DE POSICIONAMENTO: UM CASO DE ENSINO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
Palavras-chave:
Vantagens competitivas sustentáveis. Estratégias inovadoras de Marketing. Marca. Posicionamento.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever um caso de ensino de gestão, mais especificamente na área de marketing e foco principal na estratégia de posicionamento adotada, a ser utilizado como material didático em cursos de graduação e de pós-graduação em administração e áreas afins. A elaboração do texto seguiu metodologia apropriada para casos de ensino, conforme Vergara (2005) e TAC ANPAD (2012). Como personagens centrais se encontram o presidente de uma construtora e sua equipe às voltas com decisões cruciais para a sobrevivência da organização. O caso apresenta uma construtora que obteve crescimento por meio de ações mercadológicas de oportunidade e esforços voltados à qualificação técnica. Após discussões, iniciou-se um programa de estratégias baseado em esforços dirigidos à marca, relacionamento com os clientes e inovação no posicionamento. Em determinado momento, porém, percebeu-se que algumas das estratégias adotadas são justamente as que podem dificultar novas oportunidades de crescimento. Após contextualização do segmento, foram apresentados os entendimentos do presidente da empresa com relação às vantagens, desvantagens, motivos de adoção, viabilidade de implantação, amplitude do movimento e resultados obtidos para os esforços mercadológicos realizados, todos com enfoque no tema proposto. Como resultado, obteve-se importante produção de conhecimento sobre as possibilidades que o esforço mercadológico inovador permite às organizações. Os aspectos apresentados têm por objetivo possibilitar a discussão de conceitos como marketing e construção de marca, e suas associações com práticas empresariais inovadoras. Conclui-se com uma questão relacionada ao futuro da empresa, novamente desafiada por forças externas.Downloads
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