ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
Palavras-chave:
Conhecimento. Ensino-aprendizagem. Pesquisa em Administração.Resumo
O ensino, a aprendizagem e a pesquisa são eixos que permeiam a disseminação, construção e ampliação do conhecimento, sendo interdependentes entre si. Tal como em todas as áreas do conhecimento, a Administração também precisa estar voltada para esses aspectos, pois só assim, o conhecimento dentro de sua área de abrangência poderá ser transmitido, arquitetado e aperfeiçoado. Neste estudo objetivou-se levantar todas as publicações dos estratos B3 e B4 da classificação Qualis/Capes do ano de 2010, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, durante o período de 2000 a 2010, que trataram do ensino, da aprendizagem e da pesquisa dentro da Administração. Para isso, optou-se pelo método denominado estudo bibliométrico, por uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 1.117 artigos distribuídos em 10 periódicos, que apresentavam em seus títulos e/ou resumos os ternos “ensino”, “pesquisa” e “aprendizagem”. Destes, 33 foram selecionados, a partir da congruência de seu conteúdo com o tema central deste estudo. Constatou-se que apenas 6,33% dos autores possuem duas publicações, e os demais apenas uma publicação. Também se observou que as instituições de ensino superior com maior número de publicações pertencem às Regiões Sul e Sudeste do Brasil, que de 2008 a 2010 houve um crescimento no número de artigos publicados sobre esse tema e ainda que 67% deles não possuem a abordagem da pesquisa explícita no texto.Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.