COMPREENSÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Mots-clés :
Ludicidade. Educação Física. Formação de Professores.Résumé
A ludicidade no ambiente escolar permite a ampliação da aprendizagem dos estudantes. A forma com que o professor de Educação Física compreende a ludicidade no processo educativo é essencial ao desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que visam à formação integral da criança. Com esse enfoque o presente estudo teve como objetivo analisar as compreensões dos docentes formadores de professores dos cursos de Educação Física do Município de Blumenau, sobre a importância da ludicidade nos processos de ensinar e aprender Educação Física no Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas universidades do Município de Blumenau Santa Catarina, que possuem o curso de Educação Física Licenciatura. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professores dessas duas universidades. Os pesquisados compreendem a importância da ludicidade e a consideram como atividades lúdicas, uma forma pela qual quem participa adquire um conhecimento brincando, estando presente especialmente nos jogos e brincadeiras. Acerca da necessidade de haver disciplina ou estudos sobre Ludicidade no curso de Educação Física a maioria entende que deva haver estudos, debates, fóruns para refletir sobre o tema, entendendo-a como um processo transversal. Em síntese, os resultados apontam que os pesquisados não compreendem a ludicidade como um estado de espírito de quem a vivencia, que para além dos jogos e brincadeiras, pode se manifestar na forma de agir, de sentir, de fazer as coisas.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.