CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Auteurs-es

  • Carla de Cássia Nardelli Vieira FURB
  • Carolina Klein Padilha FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues UFSC

Mots-clés :

Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno.

Résumé

Com os avanços das TICs e da difusão dos recursos tecnológicos móveis, além da necessidade de metodologias de ensino que tornem os estudantes cada vez mais ativos e envolvidos com o processo de aprendizagem, torna-se atual entender as características de um professor que atenda a essas questões. Assim, tem-se por objetivo identificar as características do professor atuante nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a ótica discente em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo levantamento de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com 44 questões estruturado em cinco blocos, elaborado considerando o modelo de Lowman (2004), Pan et al. (2009) e Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012). A população é formada por 607 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo a amostra composta por 357 respondentes. Os resultados obtidos indicam que as características percebidas pelos alunos nos professores atuantes são: ter domínio do conteúdo, estimular intelectualmente o estudante, estar disponível para esclarecer dúvidas, ser prestativo em ajudar os alunos, motivar o estudante. Sobre a satisfação do aluno, constatou-se haver satisfação com o curso e com o professor avaliado e baixa perspectiva de desistência. Os resultados podem ser indicativos aos gestores da IES, em compreender os fatores percebidos pelos alunos como favoráveis ao seu processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se aplicar a pesquisa nos demais cursos de graduação e realizar estudo sobre as características do aluno e da relação aluno-instituição, que  influenciam no processo de ensino-aprendizagem.

Téléchargements

Publié-e

2013-12-16

Numéro

Rubrique

Artigos