Estágio obrigatório no curso de pedagogia: experiência pedagógica e interdisciplinaridade na modalidade EaD
Palabras clave:
Estágio Supervisionado. Prática Docente, Currículo, Educação a DistânciaResumen
Este trabalho pretende relatar uma experiência vivenciada por docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Apresenta o desenho histórico e curricular do estágio obrigatório desenvolvido na modalidade EaD (Educação a Distância), mediante as diretrizes curriculares para formação de professores, regulamentação, metodologia e avaliação. A relevância do estudo encontra-se nos desafios assumidos como instituição formadora, para repensar a estrutura, organização e desenvolvimento dos processos curriculares que envolvem o estágio obrigatório. As constatações que foram registradas sinalizam que a formação de professores desenvolve-se mediante um processo formativo, autônomo, cuja estrutura se constitui com identidade própria, uma condição relevante para se concretizar a profissionalização do professor. O enfrentamento e o desafio de um novo modelo curricular de estágio supervisionado impacta na reorganização da profissão, ao assumir um forte componente curricular, a prática docente. Imprimi na aprendizagem dos alunos o estudo de casos concretos, tendo como referência o trabalho escolar, que é tecido nas relações entre a teoria e prática. Paralelamente, o estudo evidenciou interdisciplinaridade e inovação da prática curricular do estágio obrigatório construída pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs).Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.