A EFICIÊNCIA DO MIX DE PRODUTOS DE UMA EMPRESA DE ETIQUETAS COM USO DO MÉTODO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
Abstract
Os últimos tempos marcam uma forte preocupação das empresas em relação ao fortalecimento de suas marcas e fidelização de clientes, pois cada dia mais
a competitividade entre as empresas aumentam em relação à busca de melhorias e aumento da eficiência. Considerando a importância no mix de produtos e da eficiência para chegar a um resultado satisfatório para a empresa, esta pesquisa tem como objetivo melhorar a eficiência do mix de produtos de uma empresa, por meio do método da análise envoltória de dados. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a eficiência do mix de produtos de uma empresa fabricante de etiquetas e para atingir este objetivo proposto pelo estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados para a elaboração do trabalho, foram coletados na base de dados da empresa no mês de março de 2022. Para analisar os dados utilizou-se a ferramenta Análise Envoltória de Dados (DEA), a partir do modelo BBC com orientação ao output. Os resultados das análises realizadas entre os vinte e dois (22) itens indicam que treze (13) produtos são muito eficientes e que outros dois (2) produtos também podem ser considerados eficientes já que sua pontuação chegou próxima dos 100%. Por outro lado, sete (7) produtos se mostraram não serem eficientes, sendo que três (3) deles tiveram pontuações muito baixas. Conclui-se que 68,18% dos produtos são eficientes.
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