COMPREENSÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Keywords:
Ludicidade. Educação Física. Formação de Professores.Abstract
A ludicidade no ambiente escolar permite a ampliação da aprendizagem dos estudantes. A forma com que o professor de Educação Física compreende a ludicidade no processo educativo é essencial ao desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que visam à formação integral da criança. Com esse enfoque o presente estudo teve como objetivo analisar as compreensões dos docentes formadores de professores dos cursos de Educação Física do Município de Blumenau, sobre a importância da ludicidade nos processos de ensinar e aprender Educação Física no Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas universidades do Município de Blumenau Santa Catarina, que possuem o curso de Educação Física Licenciatura. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professores dessas duas universidades. Os pesquisados compreendem a importância da ludicidade e a consideram como atividades lúdicas, uma forma pela qual quem participa adquire um conhecimento brincando, estando presente especialmente nos jogos e brincadeiras. Acerca da necessidade de haver disciplina ou estudos sobre Ludicidade no curso de Educação Física a maioria entende que deva haver estudos, debates, fóruns para refletir sobre o tema, entendendo-a como um processo transversal. Em síntese, os resultados apontam que os pesquisados não compreendem a ludicidade como um estado de espírito de quem a vivencia, que para além dos jogos e brincadeiras, pode se manifestar na forma de agir, de sentir, de fazer as coisas.Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.