CARACTERÍSTICAS ESPERADAS DO PROFESSOR ATUANTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Keywords:
Características do professor. Processo de ensino-aprendizagem. Satisfação do aluno.Abstract
Com os avanços das TICs e da difusão dos recursos tecnológicos móveis, além da necessidade de metodologias de ensino que tornem os estudantes cada vez mais ativos e envolvidos com o processo de aprendizagem, torna-se atual entender as características de um professor que atenda a essas questões. Assim, tem-se por objetivo identificar as características do professor atuante nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a ótica discente em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo levantamento de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com 44 questões estruturado em cinco blocos, elaborado considerando o modelo de Lowman (2004), Pan et al. (2009) e Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012). A população é formada por 607 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sendo a amostra composta por 357 respondentes. Os resultados obtidos indicam que as características percebidas pelos alunos nos professores atuantes são: ter domínio do conteúdo, estimular intelectualmente o estudante, estar disponível para esclarecer dúvidas, ser prestativo em ajudar os alunos, motivar o estudante. Sobre a satisfação do aluno, constatou-se haver satisfação com o curso e com o professor avaliado e baixa perspectiva de desistência. Os resultados podem ser indicativos aos gestores da IES, em compreender os fatores percebidos pelos alunos como favoráveis ao seu processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se aplicar a pesquisa nos demais cursos de graduação e realizar estudo sobre as características do aluno e da relação aluno-instituição, que influenciam no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.