A psicologia positiva no ambiente de trabalho: estudo de caso em uma cooperativa de crédito no município de Brusque - SC

Autores

  • Gabriele Henrique
  • Josely Cristiane Rosa

Resumo

A Psicologia Positiva é considerada uma ramificação relativamente nova da Psicologia contemporânea e é um tema que vem tomando proporção no Brasil.
Considera-se que a Psicologia Positiva busca compreender as potencialidades e as virtudes do indivíduo. Nesse sentido, a Psicologia Positiva tem seu foco na felicidade, no bem-estar e na resiliência do ser humano. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou verificar a contribuição da Psicologia Positiva para o desenvolvimento do Trabalho com Propósito em uma Cooperativa de Crédito do Município de Brusque/ SC. Para tanto, foi verificada a cultura organizacional da cooperativa, identificado o perfil socioeducacional dos colaboradores da cooperativa e realizada a aplicação da ferramenta Pirâmide Evolutiva do Coaching para identificação dos valores da vida. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa classificou-se em qualitativa, tipificada em descritiva e exploratória. Em relação ao método, constituiu-se em estudo de caso. Os resultados evidenciaram que os valores referentes ao trabalho apontados pelos colaboradores estão alinhados aos valores predominantes na cultura organizacional da cooperativa. Nesse contexto, considerou-se que a Psicologia Positiva contribuiu na promoção da vida saudável da empresa e de seus colaboradores, promovendo a satisfação e o otimismo, além da adoção de comportamentos saudáveis, reforçando a prevenção de patologias relacionadas às condutas.


Palavras-chave: psicologia positiva; valores; trabalho com propósito.

Downloads

Publicado

2023-11-24