A relação das emoções no processo de liderança: um estudo sobre a correlação das emoções com a liderança no ambiente de trabalho

Autores

  • Dinys Fátima da Silva
  • Danielle Almeida Soares Pimentel

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal responder à seguinte questão: qual a relação das emoções com os processos de liderança no ambiente de trabalho?
Analisou-se pesquisas de diversos estudiosos que procuraram esclarecer a temática proposta, elucidando como essa relação influencia o desenvolvimento das equipes, e como se pode desenvolver melhores práticas de liderança. Verificou-se que a importância do relacionamento entre as emoções no processo de liderança, traz o entendimento, e prova que liderar com empatia dá mais prazer ao trabalho realizado pelos subordinados dentro das organizações, segundo a perspectiva de grandes autores. A metodologia que contribuiu para os resultados desta pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo, do tipo exploratória, e bibliográfica, tendo como base de análise artigos científicos de repositórios reconhecidos. Os resultados demonstraram que o líder é a maior influência nas organizações, atraindo mais seguidores e contribuindo para um ambiente organizacional feliz, com colaboradores mais satisfeitos.


Palavras-chave: liderança; emoção; empatia.

Downloads

Publicado

2023-11-24