Impactos ambientais do processo de estamparia têxtil por serigrafia
Resumo
A serigrafia ou silk-screen é o processo de impressão mais popular do mundo, pois permite imprimir em variadas superfícies usando diversificada gama de tintas. Em qualquer processo produtivo, contudo, existem impactos ambientais que ocorrem direta ou indiretamente e pensar neles pode auxiliar para que, na prática, esses impactos sejam minimizados. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa em torno do seguinte questionamento: quais são os impactos ambientais provindos do processo de estamparia têxtil por serigrafia? O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de estamparia têxtil por serigrafia para identificação de impactos ambientais. Os objetivos específicos foram: infografar o processo de estamparia serigráfica têxtil por quadro; buscar exemplos de boas práticas na área em questão; identificar materiais, insumos e/ou práticas vetores de impacto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicada e exploratória, utilizando levantamento bibliográfico e documental. Como resultados, foram levantadas informações do processo produtivo de estamparia serigráfica por quadro e seus impactos ambientais, reforçados por meio de cases de duas marcas, e construídos quadros demonstrativos que compilam as análises realizadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.