Criatividade: a aplicabilidade do autoconhecimento aos processos criativos na área de Design de Moda

Autores

  • Yasmin Reis
  • Josely Cristiane Rosa

Resumo

A atual Era do Conhecimento posiciona as empresas e organizações em um mercado cada vez mais competitivo, que demanda profissionais que se destaquem não apenas por sua formação ou habilidades técnicas, mas que apresentem um grau de Inteligência Emocional elevado, fundamentado por habilidades e capacidades como o Autoconhecimento. No mundo da moda, o designer é diariamente solicitado a usar seu potencial criativo, tarefa que pode ser desafiadora diante de obstáculos econômicos e sociais. Nesse contexto, o principal objetivo da pesquisa foi verificar as vantagens da aplicabilidade das ferramentas de Autoconhecimento, aos processos criativos na área de Design de Moda, visto que o Autoconhecimento apresenta uma série de vantagens e potencialidades ao profissional. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi caracterizada em bibliográfica. Os resultados evidenciaram o Autoconhecimento como ferramenta facilitadora para os processos criativos, em especial, para o universo da moda, podendo ser utilizado por designers em seu âmbito profissional, a fim de alcançar seus objetivos e resultados positivos quanto ao uso da criatividade.

Downloads

Publicado

2023-11-23