Qualidade de vida no trabalho do docente de terceiro grau: um dilema do século XXI
Resumo
Este estudo aborda a interferência de variáveis ambientais em sua incidência sobre a qualidade de vida do docente em seu habitat profissional (a
universidade), apontando elementos estressores que prejudicam seu desempenho. Definiu-se como objetivo apresentar os principais problemas identificados que afligem o docente de terceiro grau e que influenciam em sua qualidade de vida laboral, com todas suas potencialidades em sentido positivo e negativo – leia-se ‘motivação’ e ‘desmotivação’. Para tanto, procedeu-se à análise parcial (“notas prévias”) de dados coletados para um estudo de abrangência maior sobre o mesmo tema, constituído por meio de uma tese de doutorado pelo método exploratório e de caráter qualitativo. A amostragem é composta por professores universitários de IES catarinenses, escolhidos de maneira aleatória simples, nas quais se aplicou um questionário estruturado com questões fechadas e respostas classificadas segundo uma Escala de Likert. A análise de dados permitiu inferir que a qualidade de vida no trabalho (QVT) de professores universitários suscita questionamentos a serem reanalisados para que efetivamente comprovem as variáveis que fundamentam certo descontentamento e desmotivação disseminados nos componentes da amostra. Tais resultados ainda indicam que dito cenário de QVT afetado pode ser considerado generalizado para as IES de todo o País.
Palavras-chave: professor; universidade; estresse; Burnout; motivação
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