Relevância da informação contábil: uma análise de relatórios financeiros trimestrais e anuais

Autores

  • Angélica Ferrari
  • Roberto Carlos Klann
  • Alexandre C. dos Santos

Resumo

A padronização pelos países quanto à periodicidade da divulgação de relatórios financeiros pode interferir na reação do mercado e na relevância atribuída pelos usuários dessas informações. Nessa direção, este estudo objetiva analisar a relevância das informações contábeis dos relatórios financeiros anuais e
trimestrais das empresas brasileiras, a partir do modelo de value relevance de Cormier e Magnan (2016). Em termos metodológicos, aplicou-se a técnica de regressão linear múltipla em uma amostra final de 141 empresas não financeiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3) no período de 2010 a 2018, totalizando 3.807 observações trimestrais e 1.269 observações anuais. Os resultados apontam um nível maior de relevância das informações contábeis divulgadas em relatórios financeiros trimestrais em relação às informações de relatórios anuais. Ainda, constatou-se que nos relatórios financeiros trimestrais há um crescimento da capacidade explicativa sob o modelo de value relevance ao longo dos trimestres. O estudo contribui para o debate científico sobre a relevância e o impacto da divulgação de relatórios financeiros trimestrais e sua utilização por investidores e reguladores.


Palavras-chave: value relevance; relatórios financeiros trimestrais; relatórios financeiros anuais; qualidade da informação contábil.

Downloads

Publicado

2023-11-24