Relevância da informação contábil: uma análise de relatórios financeiros trimestrais e anuais
Resumo
A padronização pelos países quanto à periodicidade da divulgação de relatórios financeiros pode interferir na reação do mercado e na relevância atribuída pelos usuários dessas informações. Nessa direção, este estudo objetiva analisar a relevância das informações contábeis dos relatórios financeiros anuais e
trimestrais das empresas brasileiras, a partir do modelo de value relevance de Cormier e Magnan (2016). Em termos metodológicos, aplicou-se a técnica de regressão linear múltipla em uma amostra final de 141 empresas não financeiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3) no período de 2010 a 2018, totalizando 3.807 observações trimestrais e 1.269 observações anuais. Os resultados apontam um nível maior de relevância das informações contábeis divulgadas em relatórios financeiros trimestrais em relação às informações de relatórios anuais. Ainda, constatou-se que nos relatórios financeiros trimestrais há um crescimento da capacidade explicativa sob o modelo de value relevance ao longo dos trimestres. O estudo contribui para o debate científico sobre a relevância e o impacto da divulgação de relatórios financeiros trimestrais e sua utilização por investidores e reguladores.
Palavras-chave: value relevance; relatórios financeiros trimestrais; relatórios financeiros anuais; qualidade da informação contábil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.