UTILIZAÇÃO DO FRUTO E SEMENTES DE COIX LACRYMA-JOBI L. COMO COAGULANTE E AGENTE ANTIMICROBIANO NO TRATAMENTO DE ÁGUA DOCE BRUTA CLASSE II
Resumo
A água é uma substância fundamental para a vida, porém nem sempre é encontrada na sua forma potável para o consumo, sendo necessária a realização de um tratamento apropriado. Uma das etapas do processo de tratamento é a coagulação, na qual, majoritariamente, utilizam-se coagulantes sintéticos. Portanto, esse estudo teve como objetivo identificar as características coagulante e antimicrobiana nos frutos e semente da planta Coix lacryma-jobi L., visando encontrar um tratamento alternativo utilizando coagulantes e agentes antimicrobianos naturais, para água doce bruta classe II. Quanto a classificação do estudo, caracterizou-se como pesquisa experimental, através de manipulação direta das variáveis relacionadas ao objeto de estudo. O estudo iniciou-se com uma breve descrição da disponibilidade e qualidade da água, posteriormente, contextualizaram-se as etapas do tratamento de água a serem estudadas e, por fim, foi realizada a apresentação das características da planta em estudo. O resultado da pesquisa apontou valores obtidos a partir da utilização dos coagulantes naturais em comparação com o sulfato de alumínio, bem como informações quanto a atividade antimicrobiana dos mesmos. Mediante os resultados apresentados, revela-se a importância da realização de pesquisas complementares, visando coletar mais informações a respeito do comportamento e propriedades presentes nos frutos e sementes da Coixacryma-jobi L., para sua possível implementação nos processos de tratamento de água doce bruta classe II
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.