DANÇA PARA CADEIRANTES: UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Autores

  • Aline Giraldi CENSUPEG
  • Marco Aurélio da Cruz e Souza FURB

Palavras-chave:

Dança em Cadeira de Rodas. Deficiência Física. Modalidade Hability.

Resumo

O ser humano sempre dançou por diversas razões e de muitas maneiras diferentes de acordo com período histórico em que viviam. Muitos objetos são usados para isso, mas a Dança em Cadeira de Rodas cuja modalidade “hability” é um recente campo de atuação na contemporaneidade, necessita somente do corpo humano, em parceria com suas cadeiras de rodas, que funcionam como um prolongamento de seus corpos. Dessa forma, justifica-se a importância deste tipo de estudo para o desenvolvimento da modalidade e benefícios aos seus praticantes. Este estudo teve como objetivo principal averiguar quais são os benefícios da dança para dois cadeirantes da APAE da cidade de Brusque – SC, e pontuar de que maneira pode servir de inspiração para outros profissionais de  EducaçãoFísica e cadeirantes de outras entidades. Este estudo caracteriza-se como sendo pesquisa de campo do caso descritiva, sendo realizada entrevista com perguntas abertas, com auxílio da prancheta de comunicação. Utilizou-se para análise uma abordagem qualitativa e quantitativa. Obteve-se especialmente como conclusões que a inclusão de pessoas com deficiência em uma escola regular de ensino, reafirma que a utopia da inclusão educacional é possível, desde que se atenda às necessidades didático metodológicas e estruturais para tal, e que haja um trabalho de conscientização e de sensibilização, a fim de que a comunidade escolar saiba lidar com o aluno especial. E que ao ser aceito em outras situações sociais como escola de dança, pode ajudar na autoestima do praticantes.

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Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos