ESTUDO SOBRE OS PRINCÍPIOS DIRETIVOS E INSTRUMENTOS GERENCIAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL (RSA), PARA UM PROGRAMA ESTRATÉGICO NA EMPRESA REMY AUTOMOTIVE BRASIL

Autores

  • Vanessa de Souza Fraga UNIFEBE
  • Ana Paula Nascimentos UNIFEBE

Palavras-chave:

Responsabilidades socioambientais. Metas do milênio. Indicadores Ethos.

Resumo

A temática da RSA vem sendo discutida e aplicada nas organizações, como um fator competitivo, que agrega valor não só ao produto e, por conseguinte para a empresa, mas sobretudo para a sociedade. Este artigo propõe estratégias socioambientais, no sentido de que essas possam conduzir a uma nova prática organizacional. O objetivo é apresentar uma investigação sobre as possibilidades de um programa estratégico para a empresa Remy Automotive Brasil, em Brusque (SC), considerando os princípios diretivos e instrumentos gerenciais de responsabilidade socioambiental (RSA). Para tanto, utilizou-se da metodologia estudo de caso, por meio de uma pesquisa exploratória com método qualitativo. Os resultados apontaram que a empresa possui mais ações e estratégias sociais do que práticas de RSA, propriamente dita. Dentre os princípios diretivos e instrumentos gerenciais, a opção escolhida para implantação foi as Metas do Milênio e a aplicação dos Indicadores Ethos. Com relação à autoavaliação dos Indicadores Ethos, o foco da atuação é o público interno e meio ambiente. Concluiu-se que a organização deverá focar seu programa de RSA, voltando-se para esses públicos, transformando suas ações sociais em um projeto estruturado de RSA por meio da aplicação dos objetivos das Metas do Milênio e das ferramentas Indicadores Ethos.

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Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos