ANÁLISE DE CRESCIMENTO DE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DAS REGIÕES SUDESTE E DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM DE SANTA CATARINA

Autores

  • Mario Henrique Agustinho Moreira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Thalita Bez Batti de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rafael Tezza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

Indicadores econômicos. Regiões de Santa Catarina. Produto Interno Bruto per capita. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal.

Resumo

Diante da perspectiva de constantes mudanças nos cenários sociais e econômicos da sociedade contemporânea, indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) se tornaram importantes aliados para a melhor compreensão dos fenômenos enfrentados pela indústria e sociedade. Partindo dessa premissa, este estudo objetivou verificar, por meio do levantamento de dados via pesquisa documental, de caráter periódico, e análise estatística, efetuada por meio de teste de hipóteses, se houve aumento no PIB per Capita de 2008 para 2012 e do IDHM de 2000 para 2010. nas cidades que compõem as regiões Sudeste e do Vale do Itajaí-Mirim do estado de Santa Catarina, Brasil. Após a coleta e análise dos dados pôde-se observar o aumento de tais indicadores, o que fornece importante subsídio para a compreensão da situação das regiões no período abordado e serve de base para a ampliação do estudo em outras localidades.

Biografia do Autor

Mario Henrique Agustinho Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brusque.

Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Áreas de interesse: Administração, Economia, Gestão empresarial, Análise de Indicadores, Análise e Mudança Organizacional, Estratégia.

Outros: Sócio Administrador de empresa de comércio de peças e máquinas para o setor metal mecânico.  

Thalita Bez Batti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Atua na área de logística, da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE). Em suas experiências anteriores atuou no setor de marketing da Associação de Ensino de Santa Catarina (Faculdades ASSESC), atuou dando suporte à área de Canais da Caixa Econômica Federal, trabalhando diretamente na Superintendência Regional de Florianópolis. Além disso, foi bolsista do Projeto de Extensão Previdência e Cidadania, realizado no NETI - Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC em parceria com o CAD - Departamento de Administração.

Rafael Tezza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor e pesquisador do departamento de administração empresarial (ESAG/UDESC), do Programa de Pós- Graduação em Administração (ESAG/UDESC) e do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (INE/UFSC). Coordenador do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Administração (ESAG/UDESC). Possui graduação em engenharia de produção elétrica (UFSC-2006), mestrado (2009) e doutorado (2012) em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência prática na área de tecnologia cerâmica (pesquisa e desenvolvimento) e na área têxtil (engenharia de processo). Atualmente leciona disciplinas de estatística aplicada à administração empresarial e pública e indicadores em gestão educacional e pesquisa os seguintes temas: Comércio eletrônico, modelos estatísticos, Teoria da Resposta ao Item, construção de instrumentos de medida e gestão educacional.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

Artigos