ASSÉDIO MORAL CONTRA SERVIDORAS PÚBLICAS

Autores

  • Priscila Gasperin Pellegrini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suzana da Rosa Tolfo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Soares Nunes Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-1323-8160

Palavras-chave:

Assédio moral. Abuso de poder. Recusa às diferenças. Mulheres. Organizações Públicas.

Resumo

Este estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a experiência de mulheres trabalhadoras de organizações públicas em relação ao assédio moral no trabalho. Participaram da pesquisa quatro mulheres, servidoras públicas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e os dados obtidos foram analisados e categorizados de acordo com a análise de conteúdo categorial temática. Os resultados mostraram casos de assédio que se caracterizaram, principalmente, como vertical descendente, por parte do superior para o subordinado e o abuso de poder como um agravante nos casos de assédio com mulheres em organizações públicas. Ressalta-se a importância de considerar que foram identificadas mulheres como autoras das agressões, o que salienta a necessidade de analisar aspectos de gênero do assediado e assediador, assim como da cultura organizacional. 

Biografia do Autor

Priscila Gasperin Pellegrini, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Psicologia das Organizações e do Trabalho. Especialista em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico. Membro do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT/UFSC). Possui experiência nas áreas de psicologia escolar, psicologia organizacional e do trabalho e psicologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e família, saúde do trabalhador, assédio moral no trabalho e psicoterapia.

Suzana da Rosa Tolfo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2000). Mestre em Administração pela UFSC (1991). Especialização em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986). Graduação em Psicologia pela UFSC (1985). Coordenadora Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT/UFSC).

Thiago Soares Nunes, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM). Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC (2011), Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC (2008), Graduação em Administração pela UFSC (2007). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT/UFSC).

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos