CORRELAÇÃO DE INDICADORES OPERACIONAIS E DE RESULTADO COMO MÉTODO DE DIRECIONAMENTO DA GESTÃO DE SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA
Palavras-chave:
Economia mista. Indicadores operacionais. Indicadores de resultado. Interesse público. Interesse privado.Resumo
A pesquisa se limita na construção e apresentação de um método de avaliação da tendência para o interesse público ou privado em sociedades de economia mista, tendo como modelo de aplicação a estatal Companhia de Saneamento do Paraná. A pesquisa se limitou em descrever por meio da análise da correlação de indicadores operacionais e de resultado, os possíveis erros associados aos indicadores da empresa. Caracterizou-se como exploratório-descritiva, de natureza teórico-ilustrativa, conduzida sob o método indutivo, e uma abordagem quantitativa, e quando aos resultados como uma pesquisa aplicada. Os resultados das avaliações identificaram a tendência para o interesse privado, o que estimulou a criação dos indicadores de ação, sendo identificadas 9 ações com erro associado, de um total de 23 analisadas. Os resultados também mostram que a delimitação de uma metodologia que possibilite a identificação da tendência para o interesse público ou privado é possível através do uso da correlação de indicadores, porém é importante que se compreenda que a identificação de erro associado à correlação não mostra o que está errado, cabendo ao gestor estatal focar suas atenções para minimizar ou eliminar as deficiências encontradas no processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.