CORRELAÇÃO DE INDICADORES OPERACIONAIS E DE RESULTADO COMO MÉTODO DE DIRECIONAMENTO DA GESTÃO DE SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA

Autores

  • Tércio Vieira de Araújo UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu / Professor de graduação em Ciências Contábeis
  • Welinton Camargo Ferreira UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu / Docente de Graduação em Ciências Contábeis
  • Nardel Luiz Soares da Silva UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon / Docente de Graduação, Mestrado e Doutorado Interdisciplinar de Agrárias
  • Fabíola Graciele Besen UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu / Docente de Graduação em Ciências Contábeis
  • Valdir Serafim Junior UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu / Docente de Graduação em Ciências Contábeis

Palavras-chave:

Economia mista. Indicadores operacionais. Indicadores de resultado. Interesse público. Interesse privado.

Resumo

A pesquisa se limita na construção e apresentação de um método de avaliação da tendência para o interesse público ou privado em sociedades de economia mista, tendo como modelo de aplicação a estatal Companhia de Saneamento do Paraná. A pesquisa se limitou em descrever por meio da análise da correlação de indicadores operacionais e de resultado, os possíveis erros associados aos indicadores da empresa. Caracterizou-se como exploratório-descritiva, de natureza teórico-ilustrativa, conduzida sob o método indutivo, e uma abordagem quantitativa, e quando aos resultados como uma pesquisa aplicada. Os resultados das avaliações identificaram a tendência para o interesse privado, o que estimulou a criação dos indicadores de ação, sendo identificadas 9 ações com erro associado, de um total de 23 analisadas. Os resultados também mostram que a delimitação de uma metodologia que possibilite a identificação da tendência para o interesse público ou privado é possível através do uso da correlação de indicadores, porém é importante que se compreenda que a identificação de erro associado à correlação não mostra o que está errado, cabendo ao gestor estatal focar suas atenções para minimizar ou eliminar as deficiências encontradas no processo.

Biografia do Autor

Tércio Vieira de Araújo, UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu / Professor de graduação em Ciências Contábeis

Membro do Grupo de Pesquisa em Contabilidade - GPCON - Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável (2016) pela UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria pela CESUMAR - MARINGÁ. Professor das disciplinas de Pesquisa em Contabilidade e Contabilidade Societária pela UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu.

Welinton Camargo Ferreira, UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu / Docente de Graduação em Ciências Contábeis

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001),Possui Especialização em Gestão de Cidades pela Faculdade União Dinâmica das Cataratas (2004) e Especialização em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Facinter (2010),atualmente é Professor Efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu e Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável - Unioeste - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - Campus de Marechal Cândido Rondon.

Nardel Luiz Soares da Silva, UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon / Docente de Graduação, Mestrado e Doutorado Interdisciplinar de Agrárias

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Doutorado no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- UEM (2007). Linha de pesquisa: Desenvolvimento rural e sócio ambiental. Atualmente é professor ADJUNTO D da Universidade Estadual do Oeste do Paraná nos cursos de Graduação em AGRONOMIA e ZOOTECNIA, e, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS, Coordenador do curso de Agronomia da Unioeste nas Gestões 2008-2010 e 2010-2012, Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável nas Gestões 2012-2014 e 2014-2015. Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Agrária da Unioeste, eleito para a Gestão 2016-2019. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, qualidade de vida, diagnóstico rural, desenvolvimento rural, projetos de adequação ambiental, educação ambiental e sustentabilidade, e, políticas públicas para o desenvolvimento rural.

Fabíola Graciele Besen, UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu / Docente de Graduação em Ciências Contábeis

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e graduação em Letras Português pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Possui especialização lato sensu - MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon. Atualmente, leciona no Curso de Ciências Contábeis na Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu a disciplina de Contabilidade de Custos e coordena o Estágio Supervisionado. Também coordena os cursos de Revisão de Exame de Suficiência ministrados na Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu.

Valdir Serafim Junior, UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu / Docente de Graduação em Ciências Contábeis

Possui formação técnico profissional em Contabilidade pela CNEC Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (1991), graduação em Ciencias Contabeis pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), Especialização em Auditoria e Perícia pela UNIVEL União Educacional de Cascavel - Pr (2000) e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE (2016). Atuou como controller e administrativo da REDE GLOBÃO DE FARMACIAS (2005 a 2010), como de gerente administrativo na empresa TEMPERFOZ IND E COM DE VIDROS LTDA (2011 a 2015), como professor da UNIAMÉRICA - Faculdade União das Américas Sc Ltda (2003 a 2013) e da Faculdade Anglo Americano (2010 a 2012) para o curso de Administração de Empresas nas disciplinas de Contabilidade I e II, Contabilidade Gerencial, Analise das Demonstrações Financeiras, Administração de Custos e Práticas Trabalhistas. Atualmente é professor da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu - Pr (2013), Coordenador do Curso de Ciências Contábeis (2015 a 2017), atua como docente o curso de Ciências Contábeis na disciplina de Contabilidade Geral II.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos