Estratégias em gestão universitária
Palavras-chave:
Educação. Ensino Superior. Performance.Resumo
Aspectos demográficos e o povoamento do Oeste do Paraná, ocorridos a partir da metade do século passado, com atenção à educação em diferentes períodos e níveis educacionais, mas com ênfase ao ensino superior, contempla a estrutura da pesquisa deste trabalho. As municipalidades buscaram por meio de faculdades atender ao ensino superior e diante das dificuldades, o Estado atendeu às reivindicações e consolidou as faculdades em uma universidade, a UNIOESTE. A trajetória de cada faculdade que congregou a UNIOESTE e o seu crescimento como uma IES (Instituição de Ensino Superior), em seu quadro docente quanti e qualitativamente. Na implantação de cursos novos de graduação e Stricto Sensu, na carga horária dos cursos, na quantidade de candidatos para as vagas dos cursos e quantidade de formandos são as variáveis de estudo considerados. Essas variáveis são tratadas aos conceitos estratégicos de Mintzberg, que aborda as estratégias pretendidas e as estratégias realizadas e, entre as quais, se inserem as estratégias deliberadas, as não realizadas e as emergentes, constituindo o objetivo de estudo proposto. Para a realização deste trabalho fez-se uso das pesquisas classificadas como bibliográfica e descritiva quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa e emprego de técnica estatística por meio da ferramenta Rede Bayes, a qual, por meio de cenários, contribui na apreciação de variáveis como suporte à tomada de decisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.