Estratégias em gestão universitária

Autores

  • Juarez Bortolanza UNIOESTE
  • Pedro Antônio de Melo UFSC

Palavras-chave:

Educação. Ensino Superior. Performance.

Resumo

Aspectos demográficos e o povoamento do Oeste do Paraná, ocorridos a partir da metade do século passado, com atenção à educação em diferentes períodos e níveis educacionais, mas com ênfase ao ensino superior, contempla a estrutura da pesquisa deste trabalho. As municipalidades buscaram por meio de faculdades atender ao ensino superior e diante das dificuldades, o Estado atendeu às reivindicações e consolidou as faculdades em uma universidade, a UNIOESTE. A trajetória de cada faculdade que congregou a UNIOESTE e o seu crescimento como uma IES (Instituição de Ensino Superior), em seu quadro docente quanti e qualitativamente. Na implantação de cursos novos de graduação e Stricto Sensu, na carga horária dos cursos, na quantidade de candidatos para as vagas dos cursos e quantidade de formandos são as variáveis de estudo considerados. Essas variáveis são tratadas aos conceitos estratégicos de Mintzberg, que aborda as estratégias pretendidas e as estratégias realizadas e, entre as quais, se inserem as estratégias deliberadas, as não realizadas e as emergentes, constituindo o objetivo de estudo proposto. Para a realização deste trabalho fez-se uso das pesquisas classificadas como bibliográfica e descritiva quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa e emprego de técnica estatística por meio da ferramenta Rede Bayes, a qual, por meio de cenários, contribui na apreciação de variáveis como suporte à tomada de decisão.

Biografia do Autor

Juarez Bortolanza, UNIOESTE

Doutor, Professor Associado do curso de Administração Curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE.

Pedro Antônio de Melo, UFSC

Doutor, Professor do Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico, Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2017-05-03

Edição

Seção

Artigos