GÊNERO E MULHER: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DOS ANOS DE 2006 A 2014

Autores

Palavras-chave:

Gênero. Mulher. Pesquisa bibliométrica.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os artigos sobre gênero e mulher publicados no evento EnEO entre o período de 2006 a 2014, por meio de uma pesquisa bibliométrica. Para tanto, a metodologia utilizada nessa pesquisa foi de abordagem quantitativa e de caráter descritivo. Utilizou-se o software Excel 2010, para a análise dos dados. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos artigos é escrito por dois autores, sendo a maior parte deles do sexo feminino. Os autores e coautores não reaparecem em pesquisas posteriores, o que pode indicar que o relacionamento de coautorias parece ser pouco motivado e explorado. Dessa forma, existe a implicação também que o tema em questão não é trabalhado com certa periodicidade. Além disso, a maioria das publicações é de abordagem qualitativa, de natureza teórico-empírico e composta por estudos transversais. Já a escolha da técnica de análise dos dados foi bastante diversificada, não havendo uma preponderância de nenhuma delas. Concluiu-se que os artigos analisados abordaram certas particularidades sobre gênero e mulher em áreas em que há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Assim, corroborando com a indicação de que essa temática ainda necessita de diferentes investigações e que seus avanços sejam mensurados com periodicidade.

Biografia do Autor

Jesuina Maria Pereira Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014/em andamento). Mestra em Administtração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009/2011). Pós-graduada em Administtração de Recursos Humanos também pela UFC (2005/2006) e Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1997/2002).

Desde 2011, atua como professora-convidada em Instituições de Ensino Superior nas disciplinas relacionadas às ciências humanas e sociais, em cursos de graduação e pós-graduação, além de orientação de alunos nos seus trabalhos de término de curso e monografias. 

Downloads

Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos