CONTRIBUIÇÕES DA MINERAÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO SOCIAL
Palavras-chave:
Mineração de Dados. Análise Fatorial. Desempenho Social. Empresas Brasileiras. Consumo Cíclico.Resumo
O objetivo da pesquisa consiste em identificar as contribuições da análise fatorial, como ferramenta de mineração de dados, para a análise do desempenho social das empresas do setor de consumo cíclico. Para alcançar o objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A população constitui-se de empresas do setor de consumo cíclico devido à sua representatividade na economia nacional, sendo assim a amostra composta por 43 empresas. Para analisar o desempenho social, consideraram-se os indicadores oriundos da Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Conclui-se que para o período de 2009, os fatores selecionados foram Gastos com Pessoal e Gastos com Tributos. Para o período de 2010 e 2011, os fatores foram as variáveis Quociente de Valor Adicionado, Taxa de Variação do Valor Adicionado Bruto, Taxa de Variação Total do Valor Adicionado Bruto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.