Concepções pedagógicas e filosóficas para o curso de Engenharia de Produção da Unifebe: um estudo de caso

Autores

  • Nilton Bruno Tomelin Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Docente do Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

Palavras-chave:

Formação profissional. Transdisciplinaridade. Complexidade. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

A determinação de concepções pedagógicas e filosóficas para o curso de Engenharia de Produção da UNIFEBE é fundamental para que este se articule com as demandas locais. Inicialmente apresenta-se uma contextualização histórica da Engenharia de Produção para que se possa compreender a necessidade de se discutir diferentes concepções acerca deste ramo do saber. Em seguida relata-se o desenvolvimento de uma pesquisa junto aos acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da UNIFEBE, através de um questionário fechado. Seus resultados encontram-se dispostos e debatidos neste texto, através de diferentes referenciais teóricos. As preocupações que mais se manifestam nas respostas são a formação profissional qualificada e cuidado com o meio ambiente. Partindo disto, apresenta-se uma discussão teórica sobre possíveis caminhos em favor da trans-formação dos futuros engenheiros de produção diante das necessidades elementares da comunidade brusquense. Para tanto, sugere-se uma formação acadêmica alicerçada em valores como transdisciplinaridade, complexidade, ética, solidariedade, humanismo, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Estes valores fundamentam tal trans-formação dialética, tendo como pano de fundo o compromisso institucional em gerar qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos