Análise do desenho infantil segundo as ideias de Luquet

Autores

  • Melissa Haag Rodrigues

Palavras-chave:

Desenho infantil. Luquet. Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo tem a intenção de apresentar os resultados de um estudo de caso realizado em 2007 durante o Mestrado em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, proposto no seminário “O desenho infantil entre dois séculos: as concepções de Georges-Henri Luquet”. A pesquisa teve como objetivo experimentar o procedimento de coleta de desenhos de uma criança, anotar suas verbalizações durante o desenhar e buscar compreender a formação do desenho infantil, sua natureza e função. O referencial teórico utilizado para a análise foi a obra do francês Georges-Henri Luquet “O desenho infantil” de 1927. Luquet foi um dos pioneiros do estudo do desenho infantil e seu trabalho possibilitou novas maneiras de olhar esta atividade, bem como apresentar e relacionar conceitos importantes com o material coletado. O estudo mostrou a importância de se investigar a produção gráfica da criança em um contexto de interação social, para uma melhor compreensão do desenvolvimento do desenho na infância.

Biografia do Autor

Melissa Haag Rodrigues

Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Docente do Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos