Análise do serviço de atendimento ao consumidor (SAC) na indústria de alimentos e bebidas de SC

Autores

  • James Luiz Ventur Venturi
  • Fernando César Lenzi

Palavras-chave:

Administração. Marketing. Marketing de Relacionamento.

Resumo

Os SAC´s – Serviços de Atendimento ao Consumidor têm se desenvolvido muito nos últimos anos no Brasil, principalmente após a implantação do Código de Defesa do Consumidor em 1990. Duas razões básicas levam as empresas a implementarem este serviço - como fonte de informações para uma Gestão Estratégica, e também como elemento de Marketing de Relacionamento. Por outro lado, as constantes reclamações, artigos e matérias jornalísticas, veiculadas nos meios de comunicação provocaram um estudo para averiguar até que ponto este serviço realmente atende as expectativas e ansiedades dos consumidores. Pergunta: Como a indústria Catarinense de Alimentos e Bebidas, age em situações de reclamações ou sugestões de seus clientes? O nível de respostas a estas indagações é o tema de nossa análise.

Biografia do Autor

James Luiz Ventur Venturi

Mestrando em Turismo e Hotelaria (UNIVALI). Administrador de Empresas e Professor nos Cursos de Administração da FEBE e Marketing da UNIVALI.

Fernando César Lenzi

Mestre em Gestão Moderna de Negócios (FURB). Administrador de Empresas, Professor e Coordenador do Curso de Administração com Habilitação em Gestão Empreendedora da UNIVALI.

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Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos