A Guerra atravessou o mar: Memórias de Itajaí nos tempos da 2ª Guerra
Palavras-chave:
Guerra. Cidade e Medo.Resumo
O artigo investiga a cidade portuária de Itajaí na época da segunda grande guerra mundial. Através de fontes é possível observar as apreensões dos seus habitantes: a guerra poderia chegar pelo mar. Desta forma, vivia-se uma ambigüidade em relação ao porto; o mesmo que fora a porta de entrada para os imigrantes e seus descendentes no século XIX, poderia ser agora a porta de entrada para a guerra, que também viria da Europa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.