ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ

Autores

  • Rafael Luiz Zen UNIFEBE

Palavras-chave:

Isomorfismo. Padronização. Criação publicitária. Propaganda e marketing.

Resumo

Ao passo que as estratégias de persuasão foram se tornando mais elaboradas, e a atenção do público receptor mais dispersa, a publicidade necessitou desenvolver estruturas que possibilitassem ao mercado a utilização de ferramentas eficazes para a transmissão de mensagens de caráter propagandístico. Dessa necessidade, surgiu a estrutura padrão do anúncio publicitário, formada de título, imagem, texto, slogan e marca, um composto de elementos que facilitou a absorção, pelo público leitor, das mensagens transmitidas no meio impresso. Em face da padronização, uma teoria vinda das correntes da Administração, intitulada Isomorfismo, tenta fornecer subsídios de análise no estudo da força de atuação e interferência dos ambientes internos e externos cada vez maior semelhança entre instituições e organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar em quais níveis as forças externas (socioculturais) influenciam a criação publicitária do Vale do Itajaí, mais especificamente nas cidades de Brusque, Itajaí e Blumenau. Para tanto, foram aplicados dois questionários para 21 agências e sete professores universitários das cidades supracitadas, mesclando as abordagens pessoal e eletrônica, constituindo uma pesquisa de caráter exploratório transversal múltiplo com amostra não probabilística, cujos resultados principais admitem os tipos isomórficos coercitivo e normativo, negando-se o de caráter mimético, comprovando por meio da teoria do isomorfismo que fatores internos e externos a agência de propaganda contribuem diretamente para o resultado criativo do processo publicitário.

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Publicado

2011-11-07

Edição

Seção

Artigos