Proposta-teórico metodológica para o desenvolvimento da criatividade nos seminários de pesquisa

Autores

  • Darirlei Garcia Buemo

Palavras-chave:

Criatividade. Seminário de Pesquisa. Ensino Superior.

Resumo

Destaca-se a necessidade de centrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nos estudantes, com o intuito de promover a curiosidade e autonomia intelectual preparando cidadãos capazes de refletir e agir no processo de ensino-aprendizagem, bem como encontrarem no contexto histórico-cultural soluções criativas. Elaborou-se uma “Proposta teórico-metodológica para o desenvolvimento da criatividade nos seminários de pesquisa”. Esta metodologia possibilita, através dos conteúdos que fazem parte do currículo da formação dos futuros profissionais da educação, o surgimento da ação criativa. Propõe-se que o educador, antes de iniciar cada tema, deixe claro os objetivos e motive os estudantes a ler a bibliografia para participar efetivamente do processo educativo. Também sugere-se que nos “seminários de pesquisa”, estratégia amplamente utilizada pelos educadores, que todos os estudantes possam preparar-se para tal, e não como a priori acontece, somente aqueles que irão apresentar a proposta de estudo ao grande grupo dominam o conteúdo, deixando claro que a aula consiste num encontro científico.

Biografia do Autor

Darirlei Garcia Buemo

Professor de Educação Física UFSM, Especialista em Psicologia FAFIG-UNICAMP e Mestre em Educação UNESC-IPLAC. Docente da FURB.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos