Proposta-teórico metodológica para o desenvolvimento da criatividade nos seminários de pesquisa
Palavras-chave:
Criatividade. Seminário de Pesquisa. Ensino Superior.Resumo
Destaca-se a necessidade de centrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nos estudantes, com o intuito de promover a curiosidade e autonomia intelectual preparando cidadãos capazes de refletir e agir no processo de ensino-aprendizagem, bem como encontrarem no contexto histórico-cultural soluções criativas. Elaborou-se uma “Proposta teórico-metodológica para o desenvolvimento da criatividade nos seminários de pesquisa”. Esta metodologia possibilita, através dos conteúdos que fazem parte do currículo da formação dos futuros profissionais da educação, o surgimento da ação criativa. Propõe-se que o educador, antes de iniciar cada tema, deixe claro os objetivos e motive os estudantes a ler a bibliografia para participar efetivamente do processo educativo. Também sugere-se que nos “seminários de pesquisa”, estratégia amplamente utilizada pelos educadores, que todos os estudantes possam preparar-se para tal, e não como a priori acontece, somente aqueles que irão apresentar a proposta de estudo ao grande grupo dominam o conteúdo, deixando claro que a aula consiste num encontro científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.