Conceitos, processos e identidades no currículo escolar

Autores

  • Carla Carvalho
  • Cláudia Renata Ferreira

Palavras-chave:

Currículo. Cultura e identidade.

Resumo

Aborda-se inicialmente neste texto, os principais conceitos acerca do currículo presentes na literatura, sua trajetória histórica pontuando os principais autores que fundamentam esta área. O currículo educacional representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social expresso pelo trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Neste sentido, busca-se refletir sobre as questões de seleção e organização de conteúdos, pensando a ação do profissional da educação. Para isso discute-se o conceito de identidade procurando compreender o currículo como documento de identidade no espaço escolar, sendo esta e o conhecimento dimensões centrais na discussão curricular, que marcam as relações entre conhecimento, cultura e poder na educação.

Biografia do Autor

Carla Carvalho

Arte-educadora, Mestranda em Educação pela UNIVALI. Professora de Arte e Educação nos Cursos de Pedagogia na FEBE e de Artes na FURB e UnC.

Cláudia Renata Ferreira

Pedagoga, Mestranda em Educação pela UNIVALI. Coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora de Avaliação Educacional e Estrutura e Funcionamento do Ensino no Curso de Pedagogia na FEBE.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos