PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • João Francisco Severo Santos CEULP/ULBRA

Palavras-chave:

Professores. Ensino Superior. Condições de Trabalho.

Resumo

A literatura sobre condições de trabalho dos professores é ampla e vem se desenvolvendo há bastante tempo. Todavia, os amplos estudos epidemiológicos nessa área, em nosso país, são escassos. Diante disso, verifica-se que o conhecimento a respeito das condições de trabalho de professores do ensino superior advém da acumulação de diversos estudos de caso. Assim, justifica-se a realização desses estudos nesse tema, pois cada caso descreve uma situação específica e contribui para o maior entendimento do tema, principalmente na área de ergonomia, que busca dados específicos para intervenção em casos particulares. Dessa forma, objetivou-se descrever as condições de trabalho dos professores de uma instituição particular de ensino superior de Joinville - SC. Por meio de um questionário via Internet foram coletadas informações de 24 professores dessa instituição. Entre as características negativas do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire – JCQ, destacaram-se o tempo insuficiente para a realização das tarefas e o ritmo frenético de trabalho, além das solicitações conflitantes e desconfortos posturais. Entre as características positivas destacaram-se ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. Os resultados apoiam a hipótese de que o desgaste dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho.

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Publicado

2011-11-07

Edição

Seção

Artigos