Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo

Autores

  • Daiana Ransan Martins
  • Eduardo Toledo Martins
  • Lenoir Hoeckesfeld Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ivanete Schneider Hahn

Palavras-chave:

Estratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão.

Resumo

Este artigo destina-se a investigação do empreendedorismo. Especificamente, aborda-se o tema sob a perspectiva da teoria da tomada de decisão a fim de compreender como um indivíduo se torna um empreendedor, ou seja, decide investir em seu próprio negócio. Para compreender esse tema, utilizou-se um estudo múltiplos casos, sendo conduzido por meio de entrevistas – com três empresários que atuam nos segmentos de prestação de serviços, varejo e indústria, localizados no oeste de Santa Catarina. Os resultados do estudo mostram que: (1) o modelo de empreendedorismo do empresário do ramo de serviços enquadrou-se no modelo desestruturado, que consiste em um modelo entendido como dinâmico e com interferências; (2) o empreendedor do ramo de varejo enquadrou-se no modelo da ‘lata de lixo’ sendo este um modelo em que o gestor não procura analisar e escolher alternativas, tomando a decisão sem muitas informações; (3) o empreendedor da indústria enquadrou-se no modelo racional, ou seja, adotou uma visão panorâmica das alternativas para a tomada da decisão; (4) os fatores influenciadores ao investimento no próprio negócio pautaram-se nas esferas econômica, social e de mercado.

Biografia do Autor

Lenoir Hoeckesfeld, Universidade do Sul de Santa Catarina

Aluno do Mestrado em Administração da UNISUL

Downloads

Publicado

2017-05-03

Edição

Seção

Artigos