CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC

Autores

  • George Wilson Aiub UNIFEBE
  • Leila Andresia Severo Martins UNIVALI
  • Luiz Felipe Goldfeder Reinecke UDESC

Palavras-chave:

Consumo consciente. Comportamento do consumidor. Mercado de consumo.

Resumo

O consumo, seja para satisfazer necessidades básicas ou supérfluas, é uma atividade presente na sociedade em qualquer lugar e em todos os tempos. Este artigo tem como proposta apresentar os resultados de uma pesquisa sobre comportamentos mais conscientes de consumo no público universitário da região de Brusque, Santa Catarina. A Sondagem sobre questões relacionadas ao consumo mais consciente está baseada na necessidade de reconhecimento dos padrões de consumo do público-alvo, (público niversitário) na cidade de Brusque. Como instrumento de coleta de dados adotado é um formulário divido por grupos de informações: Simplicidade Voluntária, Identidade de Posse, Consumo consciente e Comportamento - adaptado da pesquisa sobre consumo consciente realizada pelo Instituto Akatu (2007). Foram aplicados 220 questionários, para um público universitário de 3.080 alunos de graduação, com um erro amostral de 7%. Os resultados do estudo apontaram um comportamento insipiente no que tange ao consumo consciente e a prática de uma vida mais responsável no uso dos recursos, configurando-se num estágio de transição para a assimilação de valores e adesão de comportamentos conscientes, observados em uma sociedade de consumo que se fortalece pelo atual estágio de crescimento econômico nacional, ao mesmo tempo em que se vê compelida a rever seus paradigmas.

Downloads

Publicado

2011-11-07

Edição

Seção

Artigos