Avaliação da qualidade na prestação de serviços hospitalares

Autores

  • Nuvea Kuhn
  • Lucas Almeida Dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Luciana Fighera Marzall
  • Vania Medianeira Flores Costa

Palavras-chave:

Serviços Hospitalares. Qualidade. Gestão Organizacional.

Resumo

O atual quadro no setor de saúde pública em nosso país demonstra muitas vezes superlotações e um descaso à vida. Porém, em contrapartida, temos um dos melhores sistemas de saúde oferecidos, modelo copiado em diversos países, o Sistema Único de Saúde. O presente artigo tem como objetivo avaliar a percepção dos usuários de uma unidade hospitalar, localizada na Região Central do Rio Grande do Sul, em relação à percepção quanto à qualidade dos serviços recebidos no setor emergencial. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, sendo operacionalizada por meio de um questionário aplicado aos pacientes do hospital, com questões de múltipla escolha e uso de uma escala Likert. Ademais, também foram utilizados técnicas de descrição e observação, com o intuito de aprimorar os objetivos estipulados. Como resultados obtidos, de forma geral, a qualidade dos serviços (hospitalar) prestados foi avaliada pelos pacientes como “Regular”. Para tal consenso, foi levada em consideração, além dos aspectos dos serviços, a estrutura funcional e organizacional do Hospital. Após a análise dos resultados obtidos, elaborou-se um organograma e missão organizacional, bem como sugestões para melhoria de seus processos ambulatoriais e estruturais.

Biografia do Autor

Lucas Almeida Dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Bacharel em Ciencias Contábeis

Graduado em Docência

Especialista em Contabilidade Gerencial

Mestre em Engenharia de Produção

Graduando em Administração

Doutorando em Administração

Docente no Centro universitário Franciscano

 

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Publicado

2017-05-03

Edição

Seção

Artigos