Avaliação da qualidade na prestação de serviços hospitalares
Palavras-chave:
Serviços Hospitalares. Qualidade. Gestão Organizacional.Resumo
O atual quadro no setor de saúde pública em nosso país demonstra muitas vezes superlotações e um descaso à vida. Porém, em contrapartida, temos um dos melhores sistemas de saúde oferecidos, modelo copiado em diversos países, o Sistema Único de Saúde. O presente artigo tem como objetivo avaliar a percepção dos usuários de uma unidade hospitalar, localizada na Região Central do Rio Grande do Sul, em relação à percepção quanto à qualidade dos serviços recebidos no setor emergencial. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, sendo operacionalizada por meio de um questionário aplicado aos pacientes do hospital, com questões de múltipla escolha e uso de uma escala Likert. Ademais, também foram utilizados técnicas de descrição e observação, com o intuito de aprimorar os objetivos estipulados. Como resultados obtidos, de forma geral, a qualidade dos serviços (hospitalar) prestados foi avaliada pelos pacientes como “Regular”. Para tal consenso, foi levada em consideração, além dos aspectos dos serviços, a estrutura funcional e organizacional do Hospital. Após a análise dos resultados obtidos, elaborou-se um organograma e missão organizacional, bem como sugestões para melhoria de seus processos ambulatoriais e estruturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.