O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NUMA CORDA BAMBA

Autores

  • Fernanda Ferrari Pedagoga e professora na Escola Municipal de Educação Infantil Favo de Mel do Município de Gravataí/RS.
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Universidade Alto Vale do Rio do Peixe http://orcid.org/0000-0002-4796-7513
  • Circe Mara Marques UNIARP

Palavras-chave:

Brincar. Educação Infantil. Planejamento.

Resumo

RESUMO: Este artigo resultou de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os modos de brincar vividos pelas crianças que estudam em uma escola pública de educação infantil, as concepções que os pais e professores têm dessas atividades, bem como o impacto de tais concepções nos planejamentos e nas práticas desenvolvidas na escola. O estudo foi realizado em uma escola pública de educação infantil, localizada no município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e envolveu a participação de dezesseis pessoas: uma gestora de escola de educação infantil; cinco professoras; cinco crianças; e, cinco familiares dessas crianças. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, analisados a partir do referencial teórico, considerando três categorias: (i) entendimento sobre o brincar, (ii) a forma como as brincadeiras se concretizam na escola; e (iii) a participação dos adultos nessas brincadeiras. Concluiu-se que, embora a importância do brincar na educação das crianças pequenas seja consenso entre pais, professores e gestora, essas atividades são pouco consideradas nos planejamentos dos professores e há restrito envolvimento dos adultos nesses momentos, de modo que existe uma lacuna entre as concepções de brincar e as práticas que ocorrem na escola, tanto no que tange ao planejamento como na participação dos pais e professores nas brincadeiras das crianças.

Biografia do Autor

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutora em Educação (UFRGS 2014).Mestre em Educação ( UFRGS 2008). Especialista em Informática na Educação(2002) .Especialista em tutoria na Educação a distância (UFRGS 2010). Pedagoga - Educação Infantil (PUC/RS 1991). Estuda e pesquisa desde 1987 sobre o constructo teórico de Piaget ,trabalhando com Educação Infantil durante 15 anos em escola particular e na Prefeitura de Porto Alegre.Coordenadora da Tutoria do Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD e PEAD2).Desenvolve materiais digitais para a formação de tutores e professores na FACED. Participa do grupo de pesquisa do CNPq.Visita os polos de EAD trabalhando com a formação e avaliação de professores. Estuda com um grupo de educadores o uso de tablets e aplicativos para a construção das aprendizagens dos alunos da educação Básica. Professora do Mestrado interdisciplinar Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP e do Mestrado Profissional em Educação Básica.Editora associada da Revista Professare. Membro do comitê de ética.Participa do grupo de pesquisa do CNPq: Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação.Participa do Núcleo de Apoio Pedagógico- NAP, desenvolvendo atividades de planejamento,assessoria,capacitação junto a gestores e professores da UNIARP. Participa da comunidade de educadores do Google que compartilham, inspiram e capacitam uns aos outros para atender às necessidades dos alunos por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula.

Circe Mara Marques, UNIARP

Pós-doutora em Educação pela UFRGS (2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia(EST/SL), Especialista em Ensino Religioso pela Escola Superior de Teologia (EST/SL), Especialista em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas) e graduada em Pedagogia pela Pontifícia de Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) Atuou como professora de educação infantil na rede pública e privada (1984 a 2003). Atuou como professora e coordenadora de práticas em educação infantil no Instituto de Educação Ivoti ( 2001 a 2009); Atuou como professora no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti (2005 a 2011), no curso de Pedagogia do Unilasalle (2004-2014) e no curso de Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (2012 -2016). Atualmente é professora no curso de Mestrado Profisiioal da UNIARP/SC. Membro do GEIN ? Grupo de estudos em Educação Infantil e da Linha de Pesquisa do PPGEDU/UFRGS - Estudos sobre infâncias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, planejamento/projetos pedagógicos, brincar, espaço, educação para a paz e diferença. E-mail: circemaramarques@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

Artigos