A PERSONALIDADE DA MARCA WJ ACESSÓRIOS: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA NA ESCALA DE PERSONALIDADE DE MARCA

Autores

  • Daniel Goulart Centro Universitário de Brusque - UIFEBE
  • Roberta Del-Vechio de Oliveira e Silva Universidade Tuiuti do Paraná -UTP Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Universidade Regional de Blumenau- FURB

Palavras-chave:

Marketing. Comunicação. Moda. Personalidade de Marca.

Resumo

A presente pesquisa baseia-se na relação entre marca e consumidor, que transmite pelas ações estratégicas de marketing, o posicionamento e identidade de marca, que refletem as características de sua personalidade. O objetivo da presente pesquisa é investigar a personalidade de marca. O qual tem como referência a marca Brusquense de artefatos em couro WJ Acessórios. Pontuando como objetivos específicos os níveis que sua personalidade apresenta por meio da Escala de Personalidade de Marca desenvolvida por Aaker (1997), e adaptada ao contexto mercadológico brasileiro por Muniz e Marchetti (2005). A metodologia de estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratório-bibliográfica, descritiva e quantitativa, contando como instrumento de coleta de dados, questionários autopreenchíveis. Os resultados foram alcançados pela aplicação da Escala de Personalidade de Marca junto ao público alvo da marca em questão. Conclui-se que alguns aspectos de sua personalidade são mais perceptíveis, se sobrepondo aos demais. Assim destacando a personalidade da marca construída por suas ações de marketing e comunicação. Dessa forma, foi possível identificar que a personalidade da WJ Acessórios é com maior intensidade Chique, Elegante e Sofisticada, assim como foi possível perceber o quanto cada dimensão de sua personalidade descreve a marca WJ Acessórios.

Biografia do Autor

Daniel Goulart, Centro Universitário de Brusque - UIFEBE

Design de Moda

Roberta Del-Vechio de Oliveira e Silva, Universidade Tuiuti do Paraná -UTP Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Universidade Regional de Blumenau- FURB

Comunicação, Marketing, Design de Moda e Design Gráfico

Downloads

Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos