AÇÃO COMUNICATIVA E PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE
Palavras-chave:
Ação comunicativa. Participação. Sociedade.Resumo
O objetivo deste artigo será abordar os princípios da ação comunicativa, articulados com dimensão política e da participação a ser analisada e desenvolvida no processo de formação dos sujeitos na sociedade. Trata-se de um trabalho de revisão, cuja metodologia foi baseada em levantamento de dados teóricos para a construção da abordagem. Entendemos que a participação nas decisões resulta em ações de ressignificação tanto da sociedade quanto do sujeito, já que a compreensão dos significados implementados resulta da coletividade e não apenas da individualidade. A ação do sujeito nesse processo de estabelecimento do consenso poderá levar a um maior envolvimento nas discussões sobre as políticas, que orientam a organização dos sujeitos e da sociedade. A coordenação das ações entre os participantes deve se estabelecer, pela relação de confiança, nos posicionamentos, e pelas ações dos sujeitos, em relação aos demais participantes do debate público na comunidade. Desse modo, o processo de integração social, valendo-se da ação comunicativa, deve ser pautado no princípio de confiança entre sujeitos e na garantia de igualdade na diversidade. Porém, ao referirmos às decisões políticas no âmbito da sociedade, esse reconhecimento do outro deve contemplar a ampla participação de todos os sujeitos, ou seja, a sociedade democrática.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.