As civilizações Pré-Colombianas no Continente Americano
Palavras-chave:
Civilizações. Cultura. Maias. Astecas. Incas.Resumo
O estudo das civilizações pré-colombianas no continente americano é um imperativo, de modo a contribuir para a dissipação da ideia de que a história do continente tenha iniciado com a chegada dos europeus a partir do final do século XVI. O presente artigo tem como objetivo descrever as principais características das civilizações pré-colombianas, com atenção especial ao tema da cultura. Trata-se de uma pesquisa descritiva com base bibliográfica. O fato de inicialmente se concluir que as principais civilizações pré-colombianas são aquelas que existiam no continente americano no momento da chegada do europeu, tais como: os Maias, os Astecas e os Incas, não desconsidera as demais. Ao contrário, são ressaltadas algumas delas, a saber: as do Norte Chico, os Olmecas e a dos Chavín. Conclui-se que as civilizações pré-colombianas formavam sistemas sociais complexos e possuíam riqueza cultura comparáveis a outras sociedades antigas, como as da África e Antigo Oriente, e o resgate da sua história constitui tarefa inalienável para que se possa pensar na construção de uma identidade não eurocêntrica no continente americano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.