As civilizações Pré-Colombianas no Continente Americano

Autores

  • Rodrigo Regert UNIARP
  • Joel Haroldo Baade UNIARP
  • Arã Paraguassu Ribeiro UNIARP
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Palavras-chave:

Civilizações. Cultura. Maias. Astecas. Incas.

Resumo

O estudo das civilizações pré-colombianas no continente americano é um imperativo, de modo a contribuir para a dissipação da ideia de que a história do continente tenha iniciado com a chegada dos europeus a partir do final do século XVI. O presente artigo tem como objetivo descrever as principais características das civilizações pré-colombianas, com atenção especial ao tema da cultura. Trata-se de uma pesquisa descritiva com base bibliográfica. O fato de inicialmente se concluir que as principais civilizações pré-colombianas são aquelas que existiam no continente americano no momento da chegada do europeu, tais como: os Maias, os Astecas e os Incas, não desconsidera as demais. Ao contrário, são ressaltadas algumas delas, a saber: as do Norte Chico, os Olmecas e a dos Chavín. Conclui-se que as civilizações pré-colombianas formavam sistemas sociais complexos e possuíam riqueza cultura comparáveis a outras sociedades antigas, como as da África e Antigo Oriente, e o resgate da sua história constitui tarefa inalienável para que se possa pensar na construção de uma identidade não eurocêntrica no continente americano.

Biografia do Autor

Rodrigo Regert, UNIARP

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - RS (2002), com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli - MG (andamento-2013), Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro de Tecnologia Educacional Martins - MG (andamento-2015), Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã - PR (2009), Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Santa Cecília - SP (2013), Especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Santa Cecília - SP (2014), Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (2008) e Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC (andamento 2015). Participa dos Grupos de Pesquisa: Ética, Cidadania e Sustentabilidade (GPECS) e Educação Interdisciplinar, Inovação, Desenvolvimento e Sociedade (GEIDS) da UNIARP. Atualmente é professor de Ensino Superior (diversos cursos) da UNIARP e Professor de Filosofia e Sociologia efetivo no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. É avaliador da Revista Professare (ISSN: 2238-9172) da UNIARP. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIARP. É membro da Comissão Científica para análise e deliberação dos projetos de pesquisa relacionados ao Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIARP. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Psicologia, Administração e Gestão Escolar

Joel Haroldo Baade, UNIARP

Teólogo. Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Programa Profissional em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Arã Paraguassu Ribeiro, UNIARP

Possui formação no Curso de Ciências, Licenciatura Plena, com Habilitação em Química, nas Faculdades Integradas Católicas de Palmas-- FACIPAL  (2003). Especialização em: Química: Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra . Centro Universitário Diocesano do Sudeste do Paraná  Palmas - PR, (2006). Especialização em Gestão Escolar, pela Universidade Federal de Santa Catarina  UFSC, (2011). E Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC (andamento 2015). Participa do Grupo de Pesquisa: Educação, Valores e Desenvolvimento da UNIARP. Atualmente é professor efetivo no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, desde 1998. Professor contratado da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - ano 2016. Tem experiência na área de Química , Indústria de Galvanoplastia, Ciências.

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutora em Educação (UFRGS 2014).Mestre em Educação ( UFRGS 2008). Especialista em Informática na Educação(2002) .Especialista em tutoria na Educação a distância (UFRGS 2010). Pedagoga - Educação Infantil (PUC/RS 1991). Estuda e pesquisa desde 1987 sobre o constructo teórico de Piaget ,trabalhando com Educação Infantil durante 15 anos em escola particular e na Prefeitura de Porto Alegre.Coordenadora da Tutoria do Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD e PEAD2).Desenvolve materiais digitais para a formação de tutores e professores na FACED. Participa do grupo de pesquisa do CNPq.Visita os polos de EAD trabalhando com a formação e avaliação de professores. Estuda com um grupo de educadores o uso de tablets e aplicativos para a construção das aprendizagens dos alunos da educação Básica. Professora do Mestrado interdisciplinar Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP e do Mestrado Profissional em Educação Básica.Editora associada da Revista Professare. Membro do comitê de ética.Participa do grupo de pesquisa do CNPq: Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação.Participa do Núcleo de Apoio Pedagógico- NAP, desenvolvendo atividades de planejamento,assessoria,capacitação junto a gestores e professores da UNIARP. Participa da comunidade de educadores do Google que compartilham, inspiram e capacitam uns aos outros para atender às necessidades dos alunos por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula.

Downloads

Publicado

2016-12-08

Edição

Seção

Artigos