Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Jéferson Deleon Fávero SENAI INDAIAL - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SC.
  • Iara Regina dos Santos Parisotto FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.
  • Luciano Castro de Carvalho FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

Palavras-chave:

Formas de evasão. Dimensões de evasão. Instituições de ensino superior (IES). Evasão de IES. Análise discriminante.

Resumo

 

Este estudo tem o objetivo de analisar as dimensões que discriminam a evasão no ensino superior de uma IES – Instituição de Ensino Superior privada do município de Blumenau. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa descritiva transversal, por meio de levantamento de dados primários, com questionário de perguntas fechadas a alunos já evadidos. Os dados foram coletados de 125 alunos evadidos, entre o período de 21 de julho a 24 de setembro de 2014, sendo estes, mensurados por meio da escala Likert de 1 a 5. Com esta pesquisa procurou-se analisar descritivamente a percepção dos alunos evadidos com relação às dimensões que ocasionam a evasão; identificar as dimensões que caracterizam as diferentes formas de evasão; e discriminar a intensidade com a qual cada dimensão afeta as formas de evasão. Como principais resultados, destacam-se a vida pessoal e a disponibilidade de tempo para estudo, como as dimensões que a princípio, possuem poder de classificação das diferentes formas de evasão. No entanto, quando estas são analisadas isoladamente, identificou-se apenas poder discriminante pela dimensão vida pessoal. Sugere-se para ampliação da pesquisa o desmembramento das dimensões Qualidade do curso e a Colocação profissional e identificação com o curso, a fim de que se possa verificar sua adequação em outros cenários e, consequentemente, oportunizando melhorias.

Biografia do Autor

Jéferson Deleon Fávero, SENAI INDAIAL - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SC.

Administrador graduado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI e Especialista em Gestão Financeira e Custos pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG). Mestre em Administração Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atuou como professor no curso técnico em logística no SENAI – Blumenau - SC. Atuou como policial militar no estado de Santa Catarina no setor de logística bélica na cidade de Blumenau. Atuou como consultor de empresas no âmbito financeiro e logístico e também atuou como docente do curso de Administração na Cetelbras Educacional. Atualmente é coordenador da Unidade SENAI Indaial – SC e docente de Logística Internacional e Gestão Financeira do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Indaial – SC.

Iara Regina dos Santos Parisotto, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - FURB. Atua na Coordenação Ambiental da FURB e na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB.

Luciano Castro de Carvalho, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (2004). Especialista em Controladoria e Finanças pela FUCAPE/ES, Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e Doutor em Administração pela FGV/SP, com estagio em Indiana University-Pardue Indianapolis University (IUPUI), Estados Unidos, com foco em Gestão de Operações e Competitividade. Membro do Fórum de Inovação da EAESP/FGV, realiza pesquisas na área de Gestão de Operações, Qualidade em Serviços e Inovação. 

Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Artigos