BRINQUEDOTECA:UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Eliani Aparecida Busnardo Buemo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
  • Juliany Mazera Fraga Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Palavras-chave:

Brinquedoteca. Brincar. Atividade lúdica.

Resumo

A Brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo. A criança necessita vivenciar, experimentar e brincar para adquirir conhecimento, que futuramente será base para a aprendizagem formal. Segundo essas orientações, a criança até os sete anos de idade necessita fundamentalmente de atividades lúdicas, por meio das quais se sinta motivada a interagir e explorar o novo, construindo aprendizados a partir daquilo que conhece de sua realidade sócio-política-cultural. Os objetivos desta pesquisa foram: analisar a viabilidade da implantação de uma brinquedoteca na Unifebe e possibilitar a manutenção da cultura lúdica infantil, das expressões artísticas e culturais, resgatando o brincar na sociedade local como um dos elementos importantes na vida da criança. Trata-se de uma pesquisa exploratória do ponto de vista dos objetivos da pesquisa. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica. Por meio desta pesquisa constatouse a viabilidade da implantação de uma brinquedoteca na Unifebe e, assim, a implementação de pesquisas nessa área, além de atender à comunidade universitária com a prestação de serviços à população dentro da faixa etária proposta, qual seja: de quatro a onze anos. Os resultados poderão ser utilizados como indicadores para a formulação de projetos de captação de recursos para a instalação da brinquedoteca, a exemplo do que ocorreu com a Biblioteca Infantil.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Edição

Seção

Artigos