Nível de desenvolvimento econômico dos municípios catarinenses: utilização de análise multivariada de dados

Autores

  • Cleyton de Oliveira Ritta Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Leila Chaves da Cunha Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Nelson Hein Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Palavras-chave:

Desenvolvimento Econômico. Estado de Santa Catarina. Análise Fatorial.

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar o nível de desenvolvimento dos municípios do estado de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa, e a utilização da técnica estatística de análise fatorial. Os resultados demonstram que os municípios com maior nível de desenvolvimento econômico são Joinville, Florianópolis e Blumenau. Por outro lado, aqueles com menor nível são Flor do Sertão, Painel e São Miguel da Boa vista. Conclui-se que o desenvolvimento econômico catarinense está localizado em regiões litorâneas, industriais e de prestação de serviços. Enquanto a região oeste e serrana contempla os municípios com menor nível de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Cleyton de Oliveira Ritta, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando em Ciências Contábeis (FURB). Mestre em Contabilidade (UFSC). Professor do Curso de Ciências Contábeis (UNESC)

Leila Chaves da Cunha, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutoranda em ciências contábeis e administração - Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Mestra em Ciências Contábeis (UFSC). Professora e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi.

Nelson Hein, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Pós-Doutorado em Contabilometria (Anderson School of Management da Universidade do Novo México - EUA), Pós-Doutorado em Matemática Aplicada (Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA), Doutor em Engenharia de Produção – UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Downloads

Publicado

2017-05-03

Edição

Seção

Artigos