Investimentos e certificações ambientais em companhias brasileiras do segmento de energia elétrica
Palavras-chave:
Investimentos. Certificações ambientais. Energia elétrica. Governança corporativa.Resumo
Dentre as preocupações de uma organização estão a governança corporativa e os investimentos com o meio ambiente. Este estudo teve como objetivo principal verificar como as empresas do segmento de energia elétrica estão se preocupando com a questão ambiental. Para tanto foi realizada uma pesquisa segregando as companhias do segmento em questão, que estão listadas na BM&FBovespa e que possuem algum nível de governança corporativa, buscando as certificações de cada uma e os seus respectivos investimentos financeiros na área ambiental. Visto que para as empresas terem certificações ambientais, elas devem seguir alguns conjuntos de regras, visando serem socialmente responsáveis e mais sustentáveis. Como resultado se constatou que das sessenta e sete empresas listadas no segmento de energia elétrica, somente dezenove possuem algum nível de governança de acordo com a BM&FBovespa. Quanto às certificações, verificou-se que as empresas classificadas no Novo Mercado, são as que possuem o maior número e também em relação aos investimentos ambientais. Outra constatação é que as empresas ainda investem muito pouco em relação à sua receita anual, o que parece ser uma informação preocupante, já que as elas necessitam dos recursos naturais para a geração do seu produto final.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.