A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NA GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Fernando Lauro Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandra de Linhares Jacobsen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jean Everson Martina Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Ramos Lengler Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Inovação da gestão. Processos administrativos. Tecnologia. Universidade Pública. Certificação digital.

Resumo

Na gestão de processos administrativos da Universidade Pública, a inovação impacta diretamente na cultura organizacional, ao sugerir mudanças na maneira como pessoas realizam suas tarefas. O uso da tecnologia pode atenuar esse impacto, desde que apresente simplificações no processo e gerem benefícios às pessoas na realização de suas tarefas. O presente artigo tem por objetivo analisar as perspectivas à inovação na gestão de processos administrativos da Universidade pública. Isso tudo por meio da implementação da tecnologia de certificação digital, quanto aos aspectos pessoas, tecnologias e processos, suas características e problemas relacionados e sugerir uma inovação na gestão dos processos administrativos. Para tanto, fez-se uso da pesquisa descritiva documental e bibliográfica. Os dados primários foram coletados por meio de observação. Como resultados, percebeu-se a possibilidade de simplificação dos processos administrativos das Universidades públicas com o uso da tecnologia de certificação digital. Conclui-se que, para que ocorra inovação na gestão de processos administrativos por meio da implementação da tecnologia, é necessária a capacitação das pessoas para uso dessa tecnologia. Também, o mapeamento e adaptação das tarefas do processo e a compatibilização do atual sistema administrativo para reconhecer certificados digitais. Sugerem-se ações que fomentem novas pesquisas, projetos e utilizações para a certificação digital na perspectiva sociotécnica dentro e fora da universidade.

Biografia do Autor

Fernando Lauro Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco, é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária pela Universidade Federal de santa Catarina. Tem experiência em redes e formação técnica na área de Microeletrônica, com ênfase em Eletrônica Industrial. Trabalha na Coordenadoria de Certificação Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é servidor desde 2004.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1013309290427506

Alessandra de Linhares Jacobsen, Universidade Federal de Santa Catarina

ProfessoraUniversidade Federal de Santa Catarina 

Jean Everson Martina, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor

Universidade Federal de Santa Catarina

Fernando Ramos Lengler, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos