AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS
Palavras-chave:
Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Moodle.Resumo
Com o desenvolvimento da tecnologia e as mudanças que vêm ocorrendo no perfil dos alunos de hoje, a utilização de novos métodos e instrumentos de apoio para aulas presenciais têm sido fundamental. Nesse sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são opções para se ministrar aulas diferentes e interativas, a fim de prender a atenção e estimular os alunos, e o Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle) tem sido utilizado em diversas instituições de ensino. Este estudo tem por objetivo analisar a utilização dos recursos de comunicação do AVA-Moodle pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. O questionário foi elaborado de acordo com os estudos de Dalfovo (2007). A pesquisa ocorreu de forma censitária com população formada por 261 alunos. Para coleta de dados aplicou-se questionário fechado e a análise se deu por estatística descritiva. Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que o recurso mais conhecido pelos alunos é materiais, sendo o melhor avaliado por suas características como por proporcionar colaboração. Este fato pode ser reflexo do pouco uso das ferramentas pelo professor, no qual 83,7% dos alunos apontaram de médio a muito baixo. Como limitação aponta-se a falta de estudos com os demais atores do processo e recomenda-se a realização de capacitações com os docentes tanto em relação ao uso tecnológico da plataforma Moodle quanto aos aspectos pedagógicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.