GESTÃO ACADÊMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO ITAJAÍ – SANTA CATARINA

Autores

  • Simoni Urnau Bonfiglio
  • Bernadétte Beber
  • Eduardo da Silva

Palavras-chave:

Gestão. Administração. Competência acadêmica. Ensino superior.

Resumo

A educação superior no Brasil, no seu contexto histórico, influenciada diretamente pelo sistema europeu esteve imbuída a atender a classe dominante. Em detrimento às (ou das) mudanças internas e externas e das (ou às) necessidades do alastramento do saber cientificamente elaborado, tem seu grande avanço a partir de 1998, crescendo aproximadamente 80% em relação aos cursos de graduação e aumento de 700 mil novas vagas. Esta realidade vem exigindo das instituições maior conhecimento e envolvimento quanto à gestão universitária. O presente trabalho tem por objetivo analisar o perfil, a função e as competências do gestor das Instituições de Ensino Superior Privado do Vale do Itajaí – Santa Catarina. A investigação valeu-se da pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva, com uso de questionário semiestruturado, com abordagem qualitativa e quantitativa para compreender o pensar, o conhecer e a prática dos profissionais envolvidos. Com a pesquisa constatou-se que os gestores das Instituições de Ensino Superior conhecem as funções inerentes ao cargo, assim como desenvolvem atividades compatíveis, de acordo com as exigências e necessidades institucionais. Em contrapartida, a carga horária em relação ao número de alunos, não atende às prerrogativas legais exigidas, no entanto afirmam desempenhar suas atividades de acordo com a demanda. Em relação à formação continuada, apurou-se existir oferta pelas instituições com participação efetiva dos gestores devido às exigências institucionais e as necessidades do cargo.

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Publicado

2014-06-20

Edição

Seção

Artigos