INDÚSTRIA TÊXTIL DE BRUSQUE: RESISTÊNCIA E PERSPECTIVAS NO ATUAL CONTEXTO MACROECONÔMICO DO BRASIL
Palavras-chave:
Macroeconomia. Desindustrialização. Indústrias Têxteis. Brusque. Crise Financeira.Resumo
O processo de câmbio e a discussão sobre desindustrialização vividos nesse momento atingem diretamente a indústria de fiação e tecelagem de Brusque. A questão a ser analisada é até que ponto as políticas macroeconômicas vêm influenciando o comportamento da indústria têxtil de Brusque, nos últimos anos, e até que ponto problemas de gestão podem acarretar as perdas verificadas nesse setor. O objetivo aqui é estudar a evolução socioeconômica da indústria têxtil de Brusque, no período 2005/2010, diagnosticando, a partir daí, perspectivas de crescimento do setor nos próximos anos. Para atingi-lo, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados a essa pesquisa, analisamos a lucratividade e o emprego do setor no período (indicadores), e elaboramos o levantamento dos principais obstáculos enfrentados pelas indústrias desse setor. Além disso, foram diagnosticadas as estratégias para que o setor continue no mercado, indicando possíveis alternativas para o enfrentamento dos problemas, realizamos entrevista com o representante dos trabalhadores têxteis de Brusque, e com a principal autoridade municipal, e estudou-se o impacto das políticas macroeconômicas do país nas indústrias têxteis locais. Como resultados alcançados pode-se destacar um banco de dados com os indicadores do setor, e um diagnóstico significativo dos problemas e perspectivas do mesmo, com a indicação de possíveis ações para solução dos problemas levantados. Além disso, a análise elaborada possibilitará a futura elaboração de três artigos a partir da pesquisa geral para publicação na mídia e em revistas especializadas, além da conclusão sobre o principal motivo da crise de algumas empresas têxteis de Brusque.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.