DIAGNÓSTICO DE DEMANDA PARA NOVOS PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO EDUCACIONAL EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Marcelo Pedro Vieira FURB
  • Jocimari Tres USP
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB

Palavras-chave:

Demanda. Ensino Superior. Intercâmbio Educacional.

Resumo

Com o fenômeno da globalização, que ganhou força a partir da década de 1980, o intercâmbio educacional pode ser considerado um importante diferencial na formação do ensino superior. Assim, o objetivo geral deste estudo é identificar a demanda para novos programas de intercâmbio educacional, em uma universidade brasileira, para o seu Curso de Administração. Esta pesquisa tem caráter descritivo com elementos quantitativos, delineada pelo método de levantamento. Os participantes do levantamento compreendem: os acadêmicos do curso de administração, e, dois gestores: o coordenador do curso de administração e a coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Internacionais. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados, um questionário e um roteiro para entrevista. Verificou-se que as principais limitações dos acadêmicos para a realização de intercâmbio estão relacionadas à disponibilidade de tempo e de recursos financeiros. Além disso, foi verificado que os acadêmicos entrevistados apresentaram pouco conhecimento sobre os programas de intercâmbio oferecidos. Constatou-se também que tanto para os acadêmicos quanto para os dois gestores entrevistados, um programa de intercâmbio pode contribuir para a instituição, para a formação acadêmica e para aspectos relacionados à vida pessoal e profissional do acadêmico.

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Publicado

2012-11-28

Edição

Seção

Artigos