DIAGNÓSTICO DE DEMANDA PARA NOVOS PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO EDUCACIONAL EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Palavras-chave:
Demanda. Ensino Superior. Intercâmbio Educacional.Resumo
Com o fenômeno da globalização, que ganhou força a partir da década de 1980, o intercâmbio educacional pode ser considerado um importante diferencial na formação do ensino superior. Assim, o objetivo geral deste estudo é identificar a demanda para novos programas de intercâmbio educacional, em uma universidade brasileira, para o seu Curso de Administração. Esta pesquisa tem caráter descritivo com elementos quantitativos, delineada pelo método de levantamento. Os participantes do levantamento compreendem: os acadêmicos do curso de administração, e, dois gestores: o coordenador do curso de administração e a coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Internacionais. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados, um questionário e um roteiro para entrevista. Verificou-se que as principais limitações dos acadêmicos para a realização de intercâmbio estão relacionadas à disponibilidade de tempo e de recursos financeiros. Além disso, foi verificado que os acadêmicos entrevistados apresentaram pouco conhecimento sobre os programas de intercâmbio oferecidos. Constatou-se também que tanto para os acadêmicos quanto para os dois gestores entrevistados, um programa de intercâmbio pode contribuir para a instituição, para a formação acadêmica e para aspectos relacionados à vida pessoal e profissional do acadêmico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.