Analisando o desempenho da agência da previdência social de Canela/RS no triênio 2010-2012

Autores

  • Joana Stelzer Departamento de Ciências da Administração, Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Marilda Todescat Professora do Curso de Ciências da Administração (CAD/CSE/UFSC)
  • Fauzi Taha da Cruz servidor do Instituto Nacional do Seguro Social
  • Luiza Brandes de Azevedo Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

INSS. Agência da Previdência Social de Canela-RS. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Gestão Pública.

Resumo

Este artigo analisa o desempenho dos índices aferidos pela Agência da Previdência Social de Canela desde a implementação do novo modelo de gestão, no ano de 2010 até o final do ano de 2012, por meio de um projeto de pesquisa pura, qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Apesar de as contingências observadas ao longo do período, esta pesquisa conclui, por meio de uma análise criteriosa em cima de cada uma das variáveis, que há uma ligeira tendência de melhora nos resultados obtidos, principalmente, no que diz respeito aos quatro últimos trimestres avaliados. Os fatores de desempenho, cuja medição tenha período menor que três anos foram desconsiderados por divergirem do intervalo de tempo que este artigo pretende estudar. Tal perspectiva permite que se atente para o bom andamento do modelo de gestão na Agência que este estudo tem como objeto, face aos resultados estarem, de maneira geral, caminhando rumo ao aperfeiçoamento constante da qualidade dos serviços prestados àquela população.

Biografia do Autor

Joana Stelzer, Departamento de Ciências da Administração, Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora e Mestre em Direito. Professora do Departamento de Ciência da Administração. CAD/CSE/UFSC.

Marilda Todescat, Professora do Curso de Ciências da Administração (CAD/CSE/UFSC)

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (USFC). Mestre em Administração (USFC). Professora  do Curso de Ciências da Administração (CAD/CSE/UFSC)

Fauzi Taha da Cruz, servidor do Instituto Nacional do Seguro Social

Especialista do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Universidade de Caxias do Sul)

Luiza Brandes de Azevedo Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduanda do Curso de Ciências Sociais (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)

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Publicado

2016-12-08

Edição

Seção

Artigos