AS FUNÇÕES DE APOIO À DOCÊNCIA: COMPETÊNCIAS, MOTIVAÇÃO, COMPROMETIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos
  • Joel Haroldo Baade

Palavras-chave:

Lei 9.394. Funções de apoio. Competências docentes. Educação corporativa.

Resumo

O art. 64 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996), prevê a formação de funções de apoio à docência, incluindo os seguintes profissionais da educação: administradores, inspetores, planejadores, supervisores e orientadores educacionais. Conforme dispõe o preceito supra aludido, tais profissionais podem ser formados no Curso de Graduação em Pedagogia ou por meio da realização de pós-graduação, fazendose mister que todos possuam formação de educador. Colimando o desconhecimento vigente acerca do perfil e cometimentos de tais profissionais, este artigo tenta projetar luz sobre a matéria em tela. Conclui-se que o ensino superior deve favorecer o desenvolvimento das competências necessárias para as atividades de apoio à docência, mas também que a educação continuada prevista na lei deve possibilitar uma maior motivação e comprometimento dos docentes nos aspectos organizacionais da escola. Para tal, propõe-se o emprego da educação corporativa, como  contribuição proporcionada pela Gestão de Pessoas.

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Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos