A PRÁTICA EMPREENDEDORA NO SETOR TURÍSTICO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIODESCRITIVA EM HOTÉIS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Danilo de Oliveira Sampaio UFMG
  • Marlusa Gosling UFMG
  • Rodrigo Lacerda Sales UNIPAC
  • Mariana de Freitas Coelho UFMG

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Meios de Hospedagem. Gestão Hoteleira.

Resumo

O empreendedorismo é um tema multidisciplinar, todavia, demanda mais estudos quando relacionado ao turismo no Brasil. O objetivo deste artigo foi avaliar o empreendedorismo na gestão do turismo em hotéis do interior do Estado de Minas Gerais, Brasil, incluindo as práticas de gestão e as iniciativas dos empreendedores. Por ser um importante empregador no Brasil, o setor hoteleiro vale a pena estudar por causa da sua importância econômica. A pesquisa foi principalmente exploratória; entretanto, também, inclui aspectos descritivos. Um questionário estruturado foi desenvolvido como instrumento de coleta de dados primários. Este trabalho apresentou uma fase quantitativa (entrevista com 74 gestores de 18 empreendimentos hoteleiros de pequeno porte com uso de estatística descritiva) e outra fase qualitativa (entrevistas com especialistas – pesquisadores de empreendedorismo). Dentre os resultados foram encontradas relações entre o empreendedorismo em hotéis de pequeno porte e os seguintes aspectos: (1) inovação e diferenciação; (2) treinamento; (3) ferramentas de gestão nas áreas financeira, mercadológica, tecnológica e de recursos humanos. Ademais, ressaltam-se algumas características essenciais aos empreendedores turísticos tais como: habilidade em lidar com pessoas, conhecimento de finanças e contabilidade e desenvolvimento de planejamento e estratégias de marketing.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos